São José dos Campos é a sexta melhor cidade para empreendedores no Brasil

A cidade só ficou atrás de quatro capitais e uma cidade da região da metropolitana de São Paulo, mostrando a força do interior.

Por SPS Consultoria 22/02/2021 18h04 Atualizado há 16 horas

ão José dos Campos foi considerada a sexta melhor grande cidade para empreendedores no Brasil, mostrou um estudo da Endeavor com a ENAP (Escola Nacional de Administração Pública). A cidade do interior de São Paulo só ficou atrás de São Paulo, Florianópolis, Osasco – na região metropolitana de São Paulo -, Vitória e Brasília.

Ou seja, a cidade localizada no Vale da Paraíba fica atrás apenas de quatro capitais e de uma cidade adjacente a maior cidade do Brasil. Isso é uma boa notícia para a região, que está desenvolvendo um ecossistema de inovação próprio, com diversas empresas investindo em P&D e gerando empregos de alta qualidade. O Parque Tecnológico São José dos Campos é um dos fatores responsáveis para esse resultado, tendo ajudado a impulsionar o ecossistema da região. São mais de mais de 300 empresas vinculadas e programas criados para acompanhar desde uma ideia no papel até empresas de grande porte em busca de parcerias e projetos em inovação aberta. O estudo levou em conta sete categorias: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. São José dos Campos se destacou em duas delas: mercado, ficando em quarto, e inovação, ficando em nono. O desempenho não foi tão bom em acesso a capital e cultura empreendedora – ficando em 47º e 43º, respectivamente. A cidade ficou em 12º para ambiente regulatório, 23º em Infraestrutura e 20º para capital humano. Assim, São José dos Campos conseguiu um resultado satisfatório em todas as categorias – tendo em vista que mais de 100 cidades brasileiras foram ranqueadas no estudo. Cinco das seis piores grandes cidades do Brasil ficam em Pernambuco, Petrolina, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru. A outra cidade a se destacar negativamente é Vitória da Conquista. São José dos Campos tinha ficado em 10º lugar no último levantamento da Endeavor, o que indica que a cidade está melhorando nos indicadores avaliados. As empresas da região estão colaborando para esse forte desenvolvimento social e econômico, que tem transformado São José dos Campos, e todo o Vale do Paraíba, um lugar melhor para viver, trabalhar e empreender.

2 visualizações0 comentário