<![CDATA[Atitude Paulista]]>https://www.atitudepaulista.org.br/blogRSS for NodeThu, 02 May 2024 23:05:51 GMT<![CDATA[Assinatura de termo de parceria entre Atitude Paulista e AEA/SJC impulsionam a Constru São José]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/assinatura-de-termo-de-parceria-entre-atitude-paulista-e-aea-sjc-impulsionam-a-constru-s%C3%A3o-jos%C3%A9645fce997f3e72b657d5a5b1Sat, 13 May 2023 17:55:34 GMTBiano PaivaPor Biano Paiva - Presidente da Associação Atitude Paulista

No dia 11 de maio de 2023, a Associação Atitude Paulista e a AEA/SJC - Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos se reuniram para formalizar a parceria em prol da elaboração da Constru São José 2023 - Feira da Construção do Vale do Paraíba. O encontro ocorreu na sede da AEA/SJC e contou com as presençasdo Presidente da Associação Atitude Paulista, Sr. Fabiano Paiva, do Presidente da AEA/SJC, Eng. Civ. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva, da Sra. Daiane Barros, Diretora Geral da Atitude Paulista e da Gerente geral da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, Sra. Lindamar Silva.


Em destaque, a Constru São José 2023 - Feira da Construção do Vale do Paraíba que ocorrerá de 20 a 22 de outubro deste ano no Parque da Cidade de São José dos Campos. A união entre as duas entidades, que são referências em suas áreas de atuação, tem como objetivo promover um evento de alta qualidade, consolidando a feira como um dos maiores eventos do setor na região.



Durante a reunião, o Presidente da AEA/SJC manifestou o compromisso da entidade em contribuir para o sucesso do evento, garantindo a presença das treze associações de Engenheiros e Arquitetos do Vale do Paraíba, além de eventos paralelos técnicos científicos durante a realização da feira. Para o Presidente da Associação Atitude Paulista, a parceria fortalece a confiança dos expositores e visitantes na Constru São José, valorizando o setor da construção civil em toda a região.


A realização do evento é uma excelente oportunidade para que empresas locais e de outras regiões possam expor seus produtos e soluções, alavancar negócios e fortalecer parcerias. A expectativa é que a Constru São José 2023 atraia um grande público e se torne um marco no desenvolvimento da construção civil, gerando empregos e renda para a cidade.


A parceria entre a Associação Atitude Paulista e a AEA/SJC demonstra a importância da união entre setores público e privado em prol do desenvolvimento regional. É através dessas parcerias que tornamos possível a realização de grandes eventos que contribuem para o crescimento econômico do nosso país e, principalmente, da nossa região.

]]>
<![CDATA[Prefeitura de São José dos Campos reafirma parceria para realização de grandes eventos]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/prefeitura-de-s%C3%A3o-jos%C3%A9-dos-campos-reafirma-parceria-para-realiza%C3%A7%C3%A3o-de-grandes-eventos645fc2095f0fa025b85380b9Sat, 13 May 2023 17:01:14 GMTBiano PaivaPor Biano Paiva - Presidente da Associação Atitude Paulista

No dia 12 de maio de 2023, a Prefeitura de São José dos Campos recebeu importantes representantes da sociedade para discutir a realização de dois grandes eventos na região do Vale do Paraíba.


Estiveram presentes no encontro o presidente da Associação Atitude Paulista, Sr. Fabiano Paiva, o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Sr. Alberto Alves Marques Filho, o Sr. Ronaldo Gonçalves, secretário adjunto de Mobilidade Urbana, o Chefe de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Sr. Rodolfo Cesar, além do corpo jurídico da própria Prefeitura.


Em pauta, a realização da Constru São José 2023, Feira da Construção do Vale do Paraíba, que ocorrerá de 20 a 22 de outubro deste ano, e a FEAPAN Agrotech 2024, Feira Internacional da Tecnologia do Agronegócio, que deverá ocorrer de 18 a 22 de setembro do próximo ano no Parque da Cidade de São José dos Campos.


Entre os assuntos discutidos, foram abordados os principais desafios e demandas dos eventos, além da importância e impacto socioeconômico que ambos trarão para a região do Vale do Paraíba.


O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico destacou o compromisso da Prefeitura em atender, dentro da legislação vigente, as demandas do evento e contribuir para que a Constru São José 2023 e a FEAPAN Agrotech 2024 sejam realizados da melhor forma possível.


Eventos como esses, além de movimentarem a economia regional, gerando emprego e renda, também têm o poder de promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico. São oportunidades para que empresas locais e de outras regiões possam expor seus produtos e soluções, alavancar negócios e fortalecer parcerias.


Ao final do encontro, ficou evidente a importância da união entre setores público e privado para a realização desses grandes eventos e para a promoção do desenvolvimento regional. A expectativa é que a Constru São José 2023 e a FEAPAN Agrotech 2024 sejam um sucesso, promovendo grandes avanços para a região do Vale do Paraíba.


]]>
<![CDATA[São José passa a integrar o Corredor de Inovação Agropecuária]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/s%C3%A3o-jos%C3%A9-passa-a-integrar-o-corredor-de-inova%C3%A7%C3%A3o-agropecu%C3%A1ria6446ee65d8889244f6e13b9fMon, 24 Apr 2023 21:02:57 GMTBiano Paiva

José Roberto Amaral Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

São José dos Campos passou a integrar o Corredor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo, projeto que prevê ações integradas para o desenvolvimento do agronegócio.

A ideia do corredor de inovação é promover o desenvolvimento regional, com foco na conexão dos ambientes de inovação integrando instituições de pesquisa, universidades e startups que atuam no setor.

O projeto foi lançado em abril deste ano e contava até agora com cidades como Jaguariúna, Campinas, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto.

O corredor de inovação conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e do Sebrae-SP.

De acordo o Ministério da Agricultura, a ideia do projeto é fortalecer e expandir o desenvolvimento tecnológico e o crescimento do setor agropecuário no Brasil e posicionar a região como referência global em inovação e empreendedorismo tecnológico na agropecuária.

Para isso, o Corredor de Inovação buscará o compartilhamento de recursos presentes no território para impulsionar a inovação aberta e o empreendedorismo e com isso fortalecer as ações de cooperação com os principais hubs de inovação no Brasil e no mundo.

Agropolo Vale

No final de março deste ano, o Parque Tecnológico de São José dos Campos realizou o lançamento do Agropolo Vale que, entre outras iniciativas, prevê a criação de um Arranjo Produtivo Local do Agronegócio, um cluster de empresas de tecnologia com soluções para o agronegócio.

O Cluster será desenvolvido em parceria com o Ministério da Agricultura, Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo e Sebrae-SP, entre outros apoiadores.


MAIS NOTÍCIAS Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

]]>
<![CDATA[São José é reconhecida no Ranking Município Agro]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/s%C3%A3o-jos%C3%A9-%C3%A9-reconhecida-no-ranking-munic%C3%ADpio-agro6446ed6fde924b61adbdbca6Mon, 24 Apr 2023 21:00:11 GMTBiano PaivaCerca de 68% do território de São José dos Campos está na zona rural, com objetivo de promover a integração de políticas públicas com o setor, a Prefeitura resgatou o contato e a aproximação com o agricultor - Foto: Claudio Vieira/PMSJC


Gisele Lopes Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

São José dos Campos alcançou 57,5 pontos e foi classificada no 59º lugar entre os 410 municípios inscritos no Ranking Município Agro do Governo do Estado de São Paulo.

Esta é a primeira edição do programa, que reconhece o investimento em ações e políticas públicas com impacto na melhoria da vida na área rural. Cerca de 68% do território de São José dos Campos está na zona rural. Com objetivo de promover a integração de políticas públicas com o setor, a Prefeitura resgatou o contato e a aproximação com o agricultor por meio de programas e projetos voltados para a área. Entre as iniciativas estão a criação da Divisão de Desenvolvimento Rural, o Conselho de Desenvolvimento Rural, o Ponto Rural em São Francisco Xavier e Alto da Ponte, o Centros de Desenvolvimento Tecnológico no Parque Tecnológico, além de projetos ambientais, como o projeto do Fundo Nacional de Meio Ambiente de restauração florestal. Outra iniciativa no segmento, o Sim (Serviço de Inspeção Municipal), foi criado para facilitar o acesso dos produtores ao serviço de inspeção. Com isso, os produtores podem oferecer produtos de procedência garantida, assegurando a saúde dos consumidores e a legalidade do produto.

Além disso, o Sim possibilita ao produtor rural a oportunidade de alcançar novos locais de venda em grandes redes comerciais, alavancando a economia e gerando empregos.

Como reconhecimento dos investimentos em ações e políticas públicas na melhoria da vida na área rural, São José dos Campos recebeu uma premiação de R$ 30 mil.

A classificação do programa de cidadania no campo também leva em consideração ações de diversas secretarias como segurança pública, educação, agricultura familiar, esportes e lazer, saúde e assistência social.

Município Agro

O Ranking do Município Agro é o incentivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para promover o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário, sendo executado pela em parceria com as prefeituras.

As prefeituras ao aderirem ao Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, reconhecem a importância do agro e das necessidades de investir em ações para melhorar as condições de vida das pessoas na área rural. Premiação

Como premiação, o 1º lugar recebeu R$ 400 mil, 2 º lugar R$ 300 mil e o 3º lugar R$ 200 mil. Os municípios que ficaram do 4º ao 10º lugar receberam R$100 mil cada, do 11º ao 20º lugar R$50 mil, do 21º ao 30º lugar R$40 mil e do 31º ao 85º lugar R$30 mil.


GALERIA DE FOTOS São José é reconhecida na premiação do Ranking Município AGRO





MAIS NOTÍCIAS Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

]]>
<![CDATA[São José dos Campos conquista certificação como Município Agro]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/s%C3%A3o-jos%C3%A9-dos-campos-conquista-certifica%C3%A7%C3%A3o-como-munic%C3%ADpio-agro6446ec548ad93333f98128a4Mon, 24 Apr 2023 20:54:41 GMTBiano PaivaAtualizado em 01/12/2022 - 13:37 - A pecuária joseense é um dos itens avaliados pelo programa do Governo do Estado - Foto: Claudio Vieira/PMSJC



Cláudio Ribeiro Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O Governo do Estado certificou a Prefeitura de São José dos Campos no programa Município Agro. A premiação foi entregue em solenidade realizada quarta-feira (30) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade é reconhecida pelo bom desempenho no atendimento aos cidadãos do campo. A gestão dos serviços de apoio aos produtores rurais joseenses cumpre critérios técnicos estipulados pelo governo paulista.

Na quarta edição, o programa incentiva ações e projetos em benefício do setor agropecuário, em parceria com as prefeituras que aderirem ao Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. Entre os pontos avaliados, estão os seguintes: estrutura institucional, infraestrutura rural , defesa agropecuária, abastecimento e segurança alimentar, fortalecimento social do campo, solo e água, biodiversidade, e interação campo e cidade.

Cidade inteligente, resiliente e sustentável, São José promove diversas ações em favor da agricultura, compatibilizando a produção com a preservação da natureza.


MAIS NOTÍCIAS Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade


]]>
<![CDATA[A confirmação da AGROTECH 2023 chegou! ]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/a-confirma%C3%A7%C3%A3o-da-agrotech-2023-chegou64277f20eab5b59d00c4beafSat, 01 Apr 2023 00:48:18 GMTBiano Paiva26 a 29 de outubro no Parque Burle Marx em São José dos Campos/SP

Por Biano Paiva

A indústria agrícola está sempre em constante evolução e a AGROTECH 2023 é o ponto de encontro para quem está interessado em conhecer as mais novas tecnologias do setor. Com entrada gratuita e diversos expositores, a feira internacional de tecnologia do agronegócio será realizada de 26 a 29 de outubro no Parque Burle Marx em São José dos Campos/SP. É uma oportunidade única para os profissionais da área se atualizarem sobre as tendências e inovações. Agradecemos ao apoio significativo da Prefeitura de São José dos Campos e esperamos ver todos vocês lá!

Presentes na reunião:

Exmo. Prefeito do Município de São José dos Campos/SP, Sr. Anderson Farias Ferreira, Sr. Alberto Marques- Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Sra. Nazira Madureira - Diretora de Relações Comunitárias da Prefeitura, Sr. Rodolfo Cesar - Diretor de Eventos do Parque tecnológico, Sr. Fabiano Paiva - Presidente da Associação Atitude Paulista, Sra. Daiane Barros - Diretora da Associação Atitude Paulista.

#AGROTECH2023#FeiradeAgronegócio#tecnologiaagricola

]]>
<![CDATA[Produtores rurais poderão acessar milhões em crédito]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/produtores-rurais-poder%C3%A3o-acessar-milh%C3%B5es-em-cr%C3%A9dito64232cda048c360303b737b9Tue, 28 Mar 2023 18:09:28 GMTBiano PaivaEm parceria com a agroindústria, mais de 10 mil pequenos e médios produtores rurais serão beneficiados com o crédito em 2023

Publicado por © CenárioMT - Autor do Texto Assessoria - 27/03/2023


Com movimentação direcionada para estados tradicionais na produção de leite, suínos e aves, a Fintech AgroForte estima avanço na busca por crédito, e investe no formato 100% digital. A previsão para 2023 é de que a AgroForte movimente mais de R$ 200 milhões, distribuídos para mais de 10 mil pequenos e médios produtores rurais, ligados às agroindústrias e cooperativas com operações centradas, principalmente, no Sul e Sudeste do Brasil. No país a agtech já consolidou parceria com mais de 10 agroindústrias.


Via aplicativo, o processo de acesso a crédito, neste formato, elimina todas as burocracias ao produtor, começando por dispensar a figura do avalista ou incluir a terra como garantia. Mas a inovação beneficia também se destinam à agroindústria, parceira da AgroForte, por meio da desoneração do balanço, a possibilidade de implementação de projetos estratégicos, avanço da produtividade e a fidelização do ecossistema.


Comparando o segundo semestre de 2022, com o mesmo período do ano anterior, a AgroForte avançou 113% na disponibilização de crédito para produtores rurais. O avanço é resultado da desburocratização, um processo que faz parte do nosso propósito. Gostamos e queremos gerar impactos positivos em toda cadeia produtiva. O acesso a crédito está ligado diretamente na transformação da vida de uma família, tornando-os ativos financeiramente e realizando sonhos. E ainda podemos impactar no desenvolvimento de uma região, levando alternativas econômicas, maior produtividade e mais negócios”, explica o CEO e sócio da AgroForte, Felipe Dávila.


A agtech trabalha com diferentes linhas de crédito para produtores de aves, suínos, ovos e leite, que podem investir em estruturas de produção, compra de animais, custeio e antecipação de recebíveis. Os produtores podem acessar de R$ 15 mil a R$ 500 mil de crédito, com diferentes prazos de pagamentos, variando de acordo com o segmento.


Os estados em que os produtores rurais poderão acessar crédito são: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espírito Santo. No caso específico de Minas Gerais, a inovação é voltada aos integrados à Vibra Agroindústria, já nos demais estados, o financiamento digital está disponível para os parceiros da Avenorte, Bello, C. Vale, Frango Pioneiro, Levo, Nater Coop, NovAmérica, Vigor, Primato, Somave, Pluma, entre outras.


“Trabalhamos em parceria com essas indústrias, desenhando uma via de mão dupla. Conseguimos entregar fomento, com taxas competitivas e liberação ágil do dinheiro, e com isso, o produtor rural conquista maior produtividade, ofertando maior volume e qualidade à agroindústria”, detalha Carlos Eduardo Mascarenhas, CFO da AgroForte.


Leite


Em 2023 haverá uma força tarefa pela startup para estimular o acesso a crédito, de impacto e personalizado, por produtores de leite. “Há uma forte ineficiência no processo de obtenção de crédito, por parte do pecuarista que se dedica à produção leiteira. Temos que mudar essa realidade, inovando no processo de análise de crédito, e trazendo maior agilidade na liberação dos recursos” explica o CEO da AgroForte, ao sinalizar que buscam uma experiência completamente nova para o produtor de leite.


“AgroForte enxerga uma necessidade de ampliar o crédito para outras regiões que não avançam na produção leiteira, muito devido à falta de recursos ou pelas barreiras impostas pelas burocracias”, pontua o CTO da AgroForte, Gustavo Andrade.


O Valor Bruto de Produção previsto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para 2023, equivale a R$ 60,7 milhões na cadeia leiteira do Brasil, desse total, R$ 53,3 milhões estão concentrados em seis estados: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.


Segundo o IBGE no 4º trimestre de 2022 a produção de leite no Brasil foi equivalente a 6,23 bilhões de litros, volume 4,2% menor em comparação ao registrado no 4º trimestre de 2021. Outro sinal de que há necessidade de maiores investimentos na cadeia leiteira são as importações de produtos lácteos, que segue em alta.

]]>
<![CDATA[Vale do Paraíba é o maior produtor de leite do estado, aponta pesquisa]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/vale-do-para%C3%ADba-%C3%A9-o-maior-produtor-de-leite-do-estado-aponta-pesquisa641d8cb3c9dfee3556ff28e3Fri, 24 Mar 2023 11:45:25 GMTBiano PaivaRegião é responsável pela produção de 14% de todo o estado. Segundo a Cati, a primeira colocada foi Guaratinguetá.

Por G1 Vale do Paraíba e Região

A região do Vale do Paraíba é a maior produtora leiteira do estado de São Paulo. O levantamento da Coordenadoria Técnica Integral (Cati) foi feito com os leites dos tipos A e B, certificados pelo Ministério da Agricultura. A aponta que a produção de leite no Vale representa 14% de todo estado.


A produção é dividida em 40 regiões e a de Guaratinguetá - primeira colocada de São Paulo - envolve 18 municípios. Ainda segundo o estudo da Cati são cerca de 130 milhões de litros por ano e aproximadamente 60% da produção é de uma cooperativa da cidade.


"Um crescimento de algo na casa dos 70% na captação. A cooperativa procura dar um suporte na assistência técnica e na venda dos materiais ao cooperados para ser usado nesse incremento da produção", afirmou o presidente da cooperativa, Pedro Guimarães.


Além de Guaratinguetá, a região de Pindamonhangaba que abrange 21 cidades é a terceira maior produtora de São Paulo, com quase 90 milhões de litros de leite. Para o diretor da Cati, o Vale alcançou esse resultado pela organização dos produtores e os investimentos em tecnologia.


"O que precisamos talvez nesses próximo anos é investir em qualidade de produto, do meio ambiente, dos trabalhadores e das famílias proprietárias que produzem leite", contou Jovino Pereira.


O produtor de leite, Benedito Guimarães, investiu em um novo sistema há um ano e a produção de 2,3 milhões de litros de leite por ano deve aumentar com essa modernização. " A gente espera uns 10% de aumento à medida que for implantado o sistema na maior parte do rebanho, porque hoje está em apenas um terço", contou

]]>
<![CDATA[“São José do Campo” mostra a vida e a produção na área rural da cidade]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/s%C3%A3o-jos%C3%A9-do-campo-mostra-a-vida-e-a-produ%C3%A7%C3%A3o-na-%C3%A1rea-rural-da-cidade641d8906a35971aa4c172ff1Fri, 24 Mar 2023 11:30:28 GMTBiano PaivaCultivo de frutas, hortaliças e legumes, criação de trutas, gado de corte e carneiros, além da produção de leite e queijo de cabra já foram retratados

São José dos Campos é conhecida pelo perfil tecnológico de indústria e serviços, responsável por R$ 31,4 dos R$ 39 bilhões do PIB (Produto Interno Bruto, a soma do que é produzido em um ano) do município.

A agropecuária contribui com R$ 21,3 milhões, segundo dados do IBGE. Aproximadamente 70% do território joseense corresponde a zona rural, que inclui áreas de proteção ambiental e propriedades dedicadas à agricultura e pecuária, principalmente nas regiões norte e leste. É essa parte da cidade que o programa "São José do Campo" mostra na TV Câmara.

Conheça uma plantação de banana, criação de gado de corte e carneiros, um capril que produz leite e queijo, um trutário, cultivo de legumes, frutas e hortaliças orgânicos em sistema agroflorestal, conceitos da agroecologia, além de curiosidades sobre a vida no campo contadas pelos produtores rurais.

A equipe do São José do Campo esteve na CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais - localizada em Eugênio de Melo, por onde circulam até 1.500 trabalhadores e 5 mil consumidores por dia de funcionamento, especialmente nos dias em que há feira de flores. Também visitou um programa de educação ambiental que mantém horta, compostagem e produção de sabão. E ainda explorou as atrações do turismo rural em São Francisco Xavier.

O programa vai ao ar quinzenalmente na sexta-feira às 8h, com reprise às 19h30 e no domingo às 8h, além de ficar disponível no Youtube. Para assistir à TV Câmara sintonize o canal 12.3, 7 da Net ou 9 da Vivo.


Fotos: Cleverson Nunes e Flávio Pereira/CMSJC






]]>
<![CDATA[Antiga bacia leiteira, Vale do Paraíba vira exemplo na pecuária de corte]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/antiga-bacia-leiteira-vale-do-para%C3%ADba-vira-exemplo-na-pecu%C3%A1ria-de-corte641d8740e3d7d8df8502c516Fri, 24 Mar 2023 11:25:44 GMTBiano PaivaProdutores se adaptaram às mudanças promovidas pelo êxodo rural e reinventaram o agro da região, migrando de atividade e já se tornando referência para todo o Brasil

PUBLICADO POR JOSÉ LUIZ ALVES NETO


Dos limões, uma limonada. Da falta de mão de obra, uma pecuária adaptada e intensiva. Em entrevista ao Giro do Boi desta terça, dia 12, o zootecnista Luís Kodel, que realiza consultoria por toda região do Vale do Paraíba sp, resumiu os últimos acontecimentos no agro praticado naquela região.


“Já faz uns sete a oito anos que eu vejo muitas propriedades leiteiras já querendo estudar a mudança para o gado de corte. Primeiro porque está numa região industrial e turística e a pressão da mão de obra lá é complicada. Então, já que o leite exige muita mão de obra e o pessoal não quer se desfazer da propriedade, acaba indo para o gado de corte que, querendo ou não, a exigência da mão de obra é menor. […] Além disso, na região do Vale Histórico, perto de Bananal e ao fundo do Vale, tem muitas fazendas de gado de corte já atrelando o turismo junto com a pecuária também, aproveitar a área e a região ali também”, revelou Kodel.


OPORTUNIDADES E DESAFIOS

A partir desta transformação, a região oferece oportunidades. “Tem pouca assistência técnica, existem propriedades muito grandes e, às vezes, praticando a pecuária extensiva ainda. Agora que começaram a ver a necessidade da intensificação”, detalhou o zootecnista.


Para se adaptar à nova realidade, os produtores tiveram que superar desafios expressivos para a prática da bovinocultura de corte, como a topografia. “Uma região de topografia difícil de trabalhar, então a reforma de pastagem, por exemplo, tem que ser toda no sistema direto, não tem como fazer cultivo. É uma região que tem muita coisa por fazer devido à dificuldade da topografia das fazendas, mas nada que impeça a intensificação e produzir carne de qualidade”, analisou.


CASOS DE SUCESSO

Para exemplificar o sucesso das fazendas do Vale do Paraíba sp, Kodel destacou alguns números da Fazenda São Clemente, da Agropecuária Marcondes César, propriedade localizada em São José dos Campos-SP.


A fazenda voltou seu sistema de produção para produzir carne com valor agregado. Além de abater machos castrados zero dentes dentro do Protocolo 1953, do Friboi, aproveita também as matrizes, que deixam um bezerro na fazenda antes de serem confinadas e abatidas com até 30 meses e 20@ de média.


“Ela já entra com carcaça no confinamento. E ela já está madura o suficiente e o ganho de peso dela, aí, é por conta da genética. Então essa é a diferença. Quando você desmama esse bezerro, além de ter um bezerro de excelente qualidade, porque é uma matriz com mais produção leiteira, você vai fazer um animal de extrema qualidade na carne também. São todos de cruzamento industrial, então ganha fácil 1 kg a 1,1 kg de carcaça por dia”, apontou.


ADAPTAÇÃO

A pecuária do Vale do Paraíba sp não só adaptou o sistema de produção, como também aproveitou as estruturas outrora usadas na produção de leite.


“Tem muita estrutura hoje de gado leiteiro que virou confinamento. Como tem aquelas leiteiras de antigamente, aquelas cocheiras, então todo mundo foi aproveitar. Tem um que aproveitou esse sistema (free stall), por exemplo, na Fazenda São Francisco, que era uma antiga granja de aves de corte e aí os galpões das aves tinha um pé direito muito alto. Era coisa que a gente nem costuma ver muito em granja, e virou confinamento”, ilustrou.


“Mas tem muita região que tem os cochos das vacas leiteiras que eram ligados ao pasto. E aí esses cochos ou viraram confinamento, TIP (terminação intensiva a pasto) ou viraram parte integrada do sistema rotacionado para recria intensiva, daí faz a suplementação nessas áreas também. A vantagem da pecuária leiteira é essa. Ela deixa muita estrutura e deixa uma cultura do produtor em que ele sabe que, se tratar do gado, tem retorno”, completou Kodel.

]]>
<![CDATA[CATI/CDRS Pindamonhangaba fomenta pecuária leiteira no Vale do Paraíba]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/cati-cdrs-pindamonhangaba-fomenta-pecu%C3%A1ria-leiteira-no-vale-do-para%C3%ADba6404a675546f5892998f99e2Sun, 05 Mar 2023 14:26:01 GMTBiano Paiva

Lançado no dia 27 de setembro pela Prefeitura de Caçapava, município localizado em importante bacia leiteira do Vale do Paraíba, e da área de atuação da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS) Regional Pindamonhangaba, o Projeto “Mais Leite Caçapava” é focado no aumento da produtividade e rentabilidade das propriedades. “A produção de leite é a atividade rural predominante no município e os produtores, em especial os pequenos e médios, contam com assistência técnica integral tanto da Casa de Agricultura local quanto da Regional”, afirma Haley Carvalho, diretor da CATI/CDRS Regional Pindamonhangaba, que esteve presente no lançamento do Projeto.

Com a adesão ao “Mais Leite Caçapava”, os produtores passam a receber orientação em alimentação, sanidade animal, manejo reprodutivo do rebanho, qualidade do leite e Boas Práticas sanitárias. As visitas àqueles que aderirem serão mensais por uma equipe formada por médico veterinário, engenheiro agrônomo, técnico agropecuário e colaboradores. “Trata-se de uma política pública voltada ao setor rural do município e a Prefeitura acredita que o projeto poderá, ainda, gerar mais oportunidades de trabalho a auxiliares e renda para os produtores rurais”, argumentou o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura de Caçapava, Johnny Oliveira.

A Prefeitura contará com a expertise do médico veterinário e chefe da Casa da Agricultura local, Wagner KodatoOkabe, e também com extensionistas da equipe da CATI/CDRS Regional. “Os nossos propósito e missão consistem em apoiar a iniciativa de Caçapava em melhorar a produtividade da pecuária leiteira do município, levando conhecimento e atendendo às necessidades do produtor”, destacou Haley de Carvalho. A cerimônia de lançamento do projeto “Mais Leite Caçapava” ocorreu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Caçapava, com a presença de representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, do Estado, de produtores leiteiros e convidados. Haley Carvalho representou a Secretaria de Agricultura e Abastecimento na ocasião e lembrou a parceria coma Prefeitura de Caçapava, que divide o mesmo ambiente da Casa da Agricultura local, e assinou, recentemente, o convênio Município Agro-SP e o Rotas Rurais.

Participaram, também, mas de forma virtual, o pesquisador Paulo do Carmo Martins, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Gado de Leite, que falou sobre a importância da assistência técnica na produção de leite no Brasil), e o pesquisador Paulo do Carmo Martins, da Embrapa Gado de Leite.

]]>
<![CDATA[1ª CONSTRU SÃO JOSÉ reuniu especialistas da construção civil e teve sucesso de público]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/1%C2%AA-constru-s%C3%A3o-jos%C3%A9-reuniu-especialistas-da-constru%C3%A7%C3%A3o-civil-e-teve-sucesso-de-p%C3%BAblico63b49ac2fb3db13af764244bTue, 03 Jan 2023 21:20:06 GMTBiano Paivahttps://aeasjc.org.br/2022/11/28/1a-constru-sao-jose-reuniu-especialistas-da-construcao-civil-e-teve-sucesso-de-publico/



Entre os dias 25 e 27 de novembro São José dos Campos sediou a 1ª CONSTRU SÃO JOSÉ, uma das maiores feira da Construção Civil na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, promovida pela ATITUDE PAULISTA – UNIÃO DOS MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS E DOS PROFISSIONAIS LIBERAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO e contou com o apoio da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos e parceria com o Conselho Regional de Engenharia do Estado de São Paulo (CREA-SP).


A feira, que aconteceu no Pavilhão Gaivota do Parque da Cidade Roberto Burle Marx, recebeu mais de 10 mil pessoas ao longo do final de semana e contou com a participação de mais de 100 empresas de produtos, serviços, máquinas e equipamentos da construção civil, além de móveis e decoração, negócios da energia solar, salão imobiliário, dentre outros. O evento também reuniu especialistas para palestras e debates sobre Construção Civil, Arquitetura, Móveis e Decoração.





Para o presidente da AEA/SJCampos e Diretor de Benefícios da Mútua, o Eng. Civil Carlos Vilhena, São José dos Campos é uma das principais cidades da RMVale, sempre exportando à região conhecimento e novas tecnologias. “Somos um Polo Industrial e da Construção Civil. Um evento como a Constru São José traz de volta à cidade e à região um importante papel exercido pelo nosso município, o de centralizar e disseminar as melhores práticas, tecnologias e informações da construção civil. É imensamente gratificante estar à frente dessa iniciativa representando tanto a AEA/SJCampos, como a Mútua”, afirmou o presidente.



Eng Fabio, Eng. Joel, Eng Poliana e Eng Carlos

Estiveram presentes no evento profissionais, estudantes, empresários e importantes representantes do setor como o Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Eng. Civil Joel Krüger, e a Conselheira da AEA/SJCampos e Coordenadora do Programa Mulher do CREA-SP, a Eng. Poliana Siqueira, que prestigiaram o estande da AEA/SJCampos durante a feira.


A programação da CONSTRU SÃO JOSÉ contou com palestras gratuitas com participação do CREA-SP, Sebrae, Caminhos da Arquitetura, FS Engenharia e Caixa Aqui sobre os temas empreendedorismo, licitações, o projeto Caminhos da Arquitetura e Construção Financiada, além de estande de apresentação aos profissionais, realização do 1º Feirão da Energia Própria, Mostra LAR Móveis e Decoração e EXPO Máquinas. Dentre os expositores estavam grandes empresas, conselhos de classe, universidades e lojas da região.



Os profissionais, estudantes, empresários e convidados presentes tiveram a oportunidade de participar de palestras, workshop, negócios e muitas parcerias. O evento foi considerado pelos profissionais uma maratona de network em benefício do mercado local, da geração de emprego e renda da região.


Palestra 1 – Atitudes de Empreendedores de Sucesso

Na sexta-feira, dia 25, o Analista de Negócios do SEBRAE, Yuri Solano, falou sobre as principais atitudes de empreendedores de sucesso. Ele fez um bate papo com os presentes sobre as características do comportamento de pessoas que se tornam empreendedores de sucesso, além de apresentar aos presentes cases de sucesso.

“Existe uma diferença entre empresário e empreendedor, e mesmo que pareça a mesma coisa, não é. O empresário é responsável por administrar o que tem, enquanto o empreendedor está em busca de construir algo novo. O empresário se concentra no problema, e o empreendedor na solução. O empresário tem medo do novo e o empreendedor encara o novo como oportunidade. Essas diferenças são imprescindíveis para o crescimento”, pontou o analista.


Palestra 2 – Novos Olhares das cidades no Caminhos da Arquitetura

No sábado, dia 26, foi a vez de conhecer um pouco o histórico de viagens do projeto “Caminhos da Arquitetura”, a importância da arquitetura no cenário atual, suas referências históricas e a relação com o mundo moderno, com o Arquiteto e Urbanista Marcelo Guedes.

Ao longo do encontro o arquiteto falou sobre a criação do Programa e como foram escolhidos os primeiros destinos. “O grupo começou a mapear quais cidades podíamos visitar pensando na arquitetura modernista, neoclássica, como Rio, São Paulo, Curitiba. Também queríamos ver a arquitetura clássica nas cidades de Minas Gerais. Para nós arquitetura é muito mais do que só olhar uma fachada. Queríamos fazer parte dos olhares de quem vive as cidades, conhecer novos hábitos e entender como as cidades se tornaram o elo entre o passado e o futuro”, contou Marcelo, que também apresentou algumas das expedições realizadas pelo grupo.

Palestra 3 – Construção Financiada: Do popular ao alto padrão


No domingo, dia 27, o encontro dos participantes foi com o Eng. Civil Frederico Sundfeld, Especialista em Engenharia de Avaliações Imobiliárias, e Sheila Sundfeld, Correspondente CAIXA AQUI com mais de R$124 milhões de reais em crédito imobiliário concedido.

Os especialistas abordaram durante a palestra o que é a modalidade de financiamento construção da CAIXA, quais as cotas de financiamento e itens financiáveis, qual a documentação necessária, como funciona o fluxo do processo, a medição de obra e as possibilidades de atuação do profissional de engenharia ou arquitetura neste segmento.

“As taxas para o financiamento da construção variam de acordo com o perfil de cada profissional. É importante entender o processo e exercer as simulações, até mesmo diretamente pelo site da Caixa. Nós, correspondentes, somos responsáveis por ajudar os profissionais a encontrar a melhor taxa dentro do melhor produto para o momento”, esclareceu Sheila.

Cartilha sobre a contratação profissional na compra de novos imóveis.


Durante a feira divulgamos uma cartilha impressa e on-line sobre a importância da contratação de um profissional para executar a vistoria de recebimento.

A cartilha foi escrita pela Eng.ª Civil Poliana Aparecida de Siqueira (CREA 5068965750), que é Coordenadora do Comitê CREA Mulher, Conselheira e representante da AEA/SJCampos.

CONSULTE AQUI A CARTILHA

Sobre a Feira

A CONSTRU SÃO JOSÉ aconteceu de 25 a 27 de novembro, das 10h às 18h, no Pavilhão Gaivota do Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana, São José dos Campos – SP, 12211-420), com entrada e estacionamento gratuitos.

Saiba mais sobre a CONSTRU SÃO JOSÉ pelo portal https://www.construsaojose.com.br/

]]>
<![CDATA[Em São José dos Campos, feira reúne empresas da construção civil]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/em-s%C3%A3o-jos%C3%A9-dos-campos-feira-re%C3%BAne-empresas-da-constru%C3%A7%C3%A3o-civil63b49a6ad13ec2b703680498Tue, 03 Jan 2023 21:13:39 GMTBiano Paivahttps://www.causp.gov.br/?p=57282

Entre os dias 25 e 27/11, arquitetos e urbanistas podem visitar a mais nova edição da “Constru São José”, feira que reúne empresas da cadeia da construção civil da região em São José dos Campos/SP. Este evento tem apoio institucional do CAU/SP.

A feira tem entrada franca.A organização prevê mais de uma centena de empresas contemplando produtos, serviços, máquinas e equipamentos da construção civil, móveis e decoração, negócios da energia solar, salão imobiliário dentre outros.

Serviço Constru São José 2022 – Feira da Construção do Vale do Paraíba Dias 25 a 27 de novembro de 2022 das 10h às 20h Pavilhão do Parque Burle Marx Avenida Olívio Gomes, 100 – Santana São José dos Campos/SP Informações: www.construsaojose.com.br

]]>
<![CDATA[Estande da UNAVAP na Constru São José, que acontece até domingo no Parque da cidade.]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/estande-da-unavap-na-constru-s%C3%A3o-jos%C3%A9-que-acontece-at%C3%A9-domingo-no-parque-da-cidade63b49817f81f5e27248a3e24Tue, 03 Jan 2023 21:05:41 GMTBiano Paiva


<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fpermalink.php%3Fstory_fbid%3D193012893234675%26id%3D100075778964717&show_text=true&width=500" width="500" height="607" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowfullscreen="true" allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share"></iframe>

]]>
<![CDATA[Cosméticos para pets devem crescer mais de 47% no Brasil]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/cosm%C3%A9ticos-para-pets-devem-crescer-mais-de-47-no-brasil63a4c4df4654e29440dde12bThu, 22 Dec 2022 21:00:34 GMTBiano Paiva26 de outubro de 2022

Os cosméticos para pets prometem ser uma das âncoras do desenvolvimento do setor. Análises de consultorias indicam que essa categoria deve crescer 47,8% no Brasil até 2026.


Os produtos de pet care registraram uma movimentação de quase US$ 30 bilhões em 2021, na esteira do aumento de novos tutores. E o futuro parece ainda mais promissor. A previsão para o segmento é de uma receita de US$ 36,4 bilhões em cinco anos.


Brasil como terreno fértil dos cosméticos para pets

Mesmo ocupando apenas a 11ª colocação entre os países que mais gastam com os bichinhos, a expectativa é que o Brasil se torne um terreno fértil para o mercado de cosméticos. A expectativa é que o incremento até 2026 representará quase o dobro da média mundial.


O setor de pet care movimentou R$ 1,986 bilhão no ano passado. E a pulverização é considerada um fator que potencializa as projeções de crescimento – as duas principais companhias no segmento detêm apenas 5% de participação de mercado.


De cosméticos para pets a spa e tecnologia

Em um mercado tão aberto e em franca expansão, não faltam empreendedores para trazer insights inovadores. O setor de pet care já conta com empresas oferecendo os mais diversos serviços.


A área de cosméticos para pets já tem alguns players, como a Soft Care, focada em cuidados do dia a dia; e a Tovani Benzaquen Ingredientes, que atua com dermocosméticos. Existem também companhias que partem para propostas mais incomuns, como a franquia especializada em pet wellness, a Docg, que administra uma espécie de spa para os peludos.


A tecnologia também marca presença para facilitar a vida dos tutores. A Doggi, por exemplo, é uma franquia de banho e tosa que agenda seus atendimentos exclusivamente por meio de aplicativo.


“Ao contrário do que se esperava no final de 2020, o crescimento do setor de pet care não desacelerou em 2021, com sólido crescimento também esperado em 2022. Os consumidores, mesmo diante de forte pressão inflacionária, continuaram investindo em pet food, saúde e bem-estar animal”, conforme avaliação da Euromonitor em um relatório.


Pandemia impulsionou gastos

Segundo a Kantar, entre 2020 e 2021, os bichinhos demandaram 129% a mais em gastos. Dessas despesas, 15% destinaram-se à aquisição de produtos e serviços de higiene pessoal, o que ajuda a explicar o potencial da categoria de cosméticos.


Fonte: Redação Panorama PetVet


]]>
<![CDATA[1ª CONSTRU SÃO JOSÉ]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/1%C2%AA-constru-s%C3%A3o-jos%C3%A96388c8ae7485cca00e0aec86Thu, 01 Dec 2022 15:32:47 GMTBiano Paiva


Entre os dias 25 e 27 de novembro São José dos Campos sediou a 1ª CONSTRU SÃO JOSÉ, uma das maiores feira da Construção Civil na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, promovida pela ATITUDE PAULISTA – UNIÃO DOS MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS E DOS PROFISSIONAIS LIBERAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO e contou com o apoio da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos e parceria com o Conselho Regional de Engenharia do Estado de São Paulo (CREA-SP) e Atitude Paulista.


A feira, que aconteceu no Pavilhão Gaivota do Parque da Cidade Roberto Burle Marx, recebeu mais de 10 mil pessoas ao longo do final de semana e contou com a participação de mais de 100 empresas de produtos, serviços, máquinas e equipamentos da construção civil, além de móveis e decoração, negócios da energia solar, salão imobiliário, dentre outros. O evento também reuniu especialistas para palestras e debates sobre Construção Civil, Arquitetura, Móveis e Decoração.


Para o presidente da AEA/SJCampos e Diretor de Benefícios da Mútua, o Eng. Civil Carlos Vilhena, São José dos Campos é uma das principais cidades da RMVale, sempre exportando à região conhecimento e novas tecnologias. “Somos um Polo Industrial e da Construção Civil. Um evento como a Constru São José traz de volta à cidade e à região um importante papel exercido pelo nosso município, o de centralizar e disseminar as melhores práticas, tecnologias e informações da construção civil. É imensamente gratificante estar à frente dessa iniciativa representando tanto a AEA/SJCampos, como a Mútua”, afirmou o presidente.


Eng Fabio, Eng. Joel, Eng Poliana e Eng Carlos

Estiveram presentes no evento profissionais, estudantes, empresários e importantes representantes do setor como o Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Eng. Civil Joel Krüger, e a Conselheira da AEA/SJCampos e Coordenadora do Programa Mulher do CREA-SP, a Eng. Poliana Siqueira, que prestigiaram o estande da AEA/SJCampos durante a feira.


A programação da CONSTRU SÃO JOSÉ contou com palestras gratuitas com participação do CREA-SP, Sebrae, Caminhos da Arquitetura, FS Engenharia e Caixa Aqui sobre os temas empreendedorismo, licitações, o projeto Caminhos da Arquitetura e Construção Financiada, além de estande de apresentação aos profissionais, realização do 1º Feirão da Energia Própria, Mostra LAR Móveis e Decoração e EXPO Máquinas. Dentre os expositores estavam grandes empresas, conselhos de classe, universidades e lojas da região.


Os profissionais, estudantes, empresários e convidados presentes tiveram a oportunidade de participar de palestras, workshop, negócios e muitas parcerias. O evento foi considerado pelos profissionais uma maratona de network em benefício do mercado local, da geração de emprego e renda da região.


Palestra 1 – Atitudes de Empreendedores de Sucesso

Na sexta-feira, dia 25, o Analista de Negócios do SEBRAE, Yuri Solano, falou sobre as principais atitudes de empreendedores de sucesso. Ele fez um bate papo com os presentes sobre as características do comportamento de pessoas que se tornam empreendedores de sucesso, além de apresentar aos presentes cases de sucesso.


“Existe uma diferença entre empresário e empreendedor, e mesmo que pareça a mesma coisa, não é. O empresário é responsável por administrar o que tem, enquanto o empreendedor está em busca de construir algo novo. O empresário se concentra no problema, e o empreendedor na solução. O empresário tem medo do novo e o empreendedor encara o novo como oportunidade. Essas diferenças são imprescindíveis para o crescimento”, pontou o analista.


Palestra 2 – Novos Olhares das cidades no Caminhos da Arquitetura

No sábado, dia 26, foi a vez de conhecer um pouco o histórico de viagens do projeto “Caminhos da Arquitetura”, a importância da arquitetura no cenário atual, suas referências históricas e a relação com o mundo moderno, com o Arquiteto e Urbanista Marcelo Guedes.


Ao longo do encontro o arquiteto falou sobre a criação do Programa e como foram escolhidos os primeiros destinos. “O grupo começou a mapear quais cidades podíamos visitar pensando na arquitetura modernista, neoclássica, como Rio, São Paulo, Curitiba. Também queríamos ver a arquitetura clássica nas cidades de Minas Gerais. Para nós arquitetura é muito mais do que só olhar uma fachada. Queríamos fazer parte dos olhares de quem vive as cidades, conhecer novos hábitos e entender como as cidades se tornaram o elo entre o passado e o futuro”, contou Marcelo, que também apresentou algumas das expedições realizadas pelo grupo.


Palestra 3 – Construção Financiada: Do popular ao alto padrão

No domingo, dia 27, o encontro dos participantes foi com o Eng. Civil Frederico Sundfeld, Especialista em Engenharia de Avaliações Imobiliárias, e Sheila Sundfeld, Correspondente CAIXA AQUI com mais de R$124 milhões de reais em crédito imobiliário concedido.


Os especialistas abordaram durante a palestra o que é a modalidade de financiamento construção da CAIXA, quais as cotas de financiamento e itens financiáveis, qual a documentação necessária, como funciona o fluxo do processo, a medição de obra e as possibilidades de atuação do profissional de engenharia ou arquitetura neste segmento.


“As taxas para o financiamento da construção variam de acordo com o perfil de cada profissional. É importante entender o processo e exercer as simulações, até mesmo diretamente pelo site da Caixa. Nós, correspondentes, somos responsáveis por ajudar os profissionais a encontrar a melhor taxa dentro do melhor produto para o momento”, esclareceu Sheila.


Sobre a Feira

A CONSTRU SÃO JOSÉ aconteceu de 25 a 27 de novembro, das 10h às 18h, no Pavilhão Gaivota do Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana, São José dos Campos – SP, 12211-420), com entrada e estacionamento gratuitos.


Saiba mais sobre a CONSTRU SÃO JOSÉ pelo portal https://www.construsaojose.com.br/

]]>
<![CDATA[O FUTURO JÁ É PRESENTE!]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/o-futuro-j%C3%A1-%C3%A9-presente636d87de7410ae5b9e1e8da3Thu, 10 Nov 2022 23:24:09 GMTBiano PaivaO RoadShow ABGD Huawei Solar leva até você conhecimento e capacitação em energias renováveis.

capacitação em energias renováveis. INSCREVA-SE

sobre o evento O Road Show ABGD Huawei Solar é uma iniciativa pioneira da Associação Brasileira de Geração Distribuída. O projeto, premiado no Brasil e no exterior, está estruturado em uma carreta, que percorre os quatro cantos do país para levar conhecimento e capacitação em energias renováveis. No primeiro ciclo (2021-2022) o Road Show rodou 30 mil quilômetros, visitou mais de 60 municípios e capacitou cerca de 3 mil alunos. Agora, com o patrocínio de empresas parceiras e apoio de instituições governamentais, o projeto acelera para o segundo ciclo. Vem com a gente!


Um projeto pioneiro, em que hoje, o amanhã se faz presente.


Road Show ABGD Carreta Solar é Atitude pura!

Saiba no no site https://abgd.com.br/roadshow/

]]>
<![CDATA[Palestra - CONSTRUÇÃO FINANCIADA – Do popular ao alto padrão]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/palestra-constru%C3%A7%C3%A3o-financiada-do-popular-ao-alto-padr%C3%A3o636ba6554ec9e7c0fca1c6d9Wed, 09 Nov 2022 13:10:16 GMTBiano Paiva27 nov - 2022 • 10:15 - 11:45

Evento presencial em Parque Roberto Burle Marx - Parque da Cidade, São José dos Campos - SP


Descrição do evento

CONSTRUÇÃO FINANCIADA – Do popular ao alto padrão - Aproveite a oportunidade de falar com especialistas do setor e ampliar seu conhecimento sobre construção financiada. Tópicos abordados: – O que é a modalidade de financiamento construção CAIXA – Cotas de financiamento – Itens financiáveis – Documentação necessária – PCI e PLS – Fluxo do processo – Medição de obra – Possibilidades de atuação do profissional de engenharia ou arquitetura neste segmento Com Eng. Civil Frederico Sundfeld – Especialista em Engenharia de Avaliações Imobiliárias. Professor em nível de pós graduação para as matérias de Avaliação de Imóveis Urbanos e Estatística aplicada à Avaliação Imobiliária. Com mais de 4.000 trabalhos executados nas áreas de construção civil, avaliações imobiliárias, análise de viabilidade de empreendimentos imobiliários, acompanhamento de obra e perícia de danos físicos em imóveis, também é idealizador e criador do curso: O passo a passo para o micro e pequeno construtor, e idealizado, criador e produtor do curso EaD: Aprendiz de Construtor, e autor do livro: “O NEGÓCIO”. e Sheila Sundfeld – Formada em direito, atua a 9 anos como correspondente CAIXA AQUI com mais de R$124 milhões de reais em crédito imobiliário concedido. - DOMINGO 27/11 das 10h15 às 11h45 - Local: Parque da Cidade - Av. Olivo Gomes, 100 - Santana, São José dos Campos - SP - Entrada Franca - Estacionamento Gratuito

Obs: Por ser um evento gratuito, a participação é por ordem de chegada. Procure chegar alguns minutos antes do evento para garantir o seu lugar.

Política do evento Cancelamento de pedidos pagos Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento. Saiba mais sobre o cancelamento


Local Parque Roberto Burle Marx - Parque da Cidade Avenida Olivo Gomes, 100, Pavilhão, Santana São José dos Campos, SP

]]>
<![CDATA[Palestra - Novos Olhares das cidades no Caminhos da Arquitetura]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/palestra-novos-olhares-das-cidades-no-caminhos-da-arquitetura636ba5aad2b0a0b856b75cdbWed, 09 Nov 2022 13:07:04 GMTBiano Paiva26 nov - 2022 • 17:00 - 17:45

Evento presencial em Parque Roberto Burle Marx - Parque da Cidade, São José dos Campos - SP


Descrição do evento

Novos Olhares das cidades no Caminhos da Arquitetura - Apresentação do histórico de viagens do projeto "caminhos da arquitetura " e a importância da arquitetura no cenário atual, suas referências históricas e a relação com o mundo moderno. O olhar das pessoas na evolução das cidades contemporâneas. Tópicos abordados: Olhares de quem vive as cidades, novos hábitos das pessoas e como as cidades se tornaram o elo entre o passado e o futuro que queremos. Com Arquiteto e Urbanista Marcelo Guedes

- Sábado 26/11 - das 17h às 17h45 - Local: Parque da Cidade - Av. Olivo Gomes, 100 - Santana, São José dos Campos - SP - Entrada Franca - Estacionamento Gratuito Obs: Por ser um evento gratuito, a participação é por ordem de chegada. Procure chegar alguns minutos antes do evento para garantir o seu lugar.


Política do evento Cancelamento de pedidos pagos Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento. Saiba mais sobre o cancelamento


Local Parque Roberto Burle Marx - Parque da Cidade Avenida Olivo Gomes, 100, Pavilhão, Santana São José dos Campos, SP

]]>
<![CDATA[Palestra - Sebrae - COMO VENDER PARA O GOVERNO E FAZER UM BOM NEGÓCIO]]>https://www.atitudepaulista.org.br/post/palestra-sebrae-como-vender-para-o-governo-e-fazer-um-bom-neg%C3%B3cio636ba4519013ebe5e6d1d386Wed, 09 Nov 2022 13:02:16 GMTBiano Paiva25 nov - 2022 • 16:00 - 16:45

Evento presencial em Parque Roberto Burle Marx - Parque da Cidade, São José dos Campos - SP


Descrição do evento

COMO VENDER PARA O GOVERNO E FAZER UM BOM NEGÓCIO - A inserção no mercado de Compras Públicas é uma excelente estratégia para aumentar suas vendas e reequilibrar as finanças nesse momento de retomada econômica. No Brasil, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa traz diversos benefícios às que queiram vender para o governo. Venha conhecer esse gigante: o mercado de Compras Públicas! Tópicos abordados: Compreender o que é uma licitação e seus conceitos básicos; entender os direitos das MPEs nas licitações; identificar boas oportunidades e ameaças dentro de um processo licitatório. Com TATIANA SAPLA - Consultora de Negócios do SEBRAE - Profissional do direito com experiência no fortalecimento de um ambiente favorável ao empreendedorismo na região. Uma de suas principais frentes de atuação se dá na orientação de micro e pequenas empresas para fornecimento aos órgãos governamentais. - Sexta-feira 25/11 das 16h às 16h45 - Local: Parque da Cidade - Av. Olivo Gomes, 100 - Santana, São José dos Campos - SP - Entrada Franca - Estacionamento Gratuito Obs: Por ser um evento gratuito, a participação é por ordem de chegada. Procure chegar alguns minutos antes do evento para garantir o seu lugar. O Sebrae tem tudo que você precisa para ajudar você a impulsionar seu negócio! Para ter acesso a produtos, serviços e soluções exclusivas que preparamos, você autoriza o Sebrae a utilizar seus dados pessoais, mantendo os em segurança, de acordo com a nossa Política de Privacidade disponível em https://minio-cpe.sebrae.com.br/documento/politica-privacidade.pdf

Política do evento Cancelamento de pedidos pagos Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento. Saiba mais sobre o cancelamento


Local Parque Roberto Burle Marx - Parque da Cidade Avenida Olivo Gomes, 100, Pavilhão, Santana São José dos Campos, SP

]]>